O Instituto

Quem Somos

O Instituto Fome de Pão Sede de Deus vem para fazer a diferença e destina-se a todas as pessoas, sem qualquer tipo de distinção, auxiliando no resgate da cidadania daqueles a quem a sociedade rejeita.

O Instituto Fome de Pão Sede de Deus é uma organização sem fins lucrativos, devidamente inscrita no cadastro de pessoas jurídicas CNPJ 12.867.066/0001-62, São Paulo desde 10/2010 e com CNPJ 31.986.857/0001-56, Cabo Frio 09/11/2018 localizado na Rua do Pomar, 7ª – Jacaré – Cabo Frio - Rj.

Apesar do nome da instituição remeter a religiosidade queremos esclarecer que não somos igreja. O Projeto Fome de Pão Sede de Deus nasceu através da palavra que eu, Elisângela Dias, ouvi quando me encontrava em situação de rua e a inspiração para o nome do projeto vem da passagem bíblica em João 6.35. Foi através desta passagem que procurei me manter viva, quando passei por uma experiência de quase morte estando grávida, lutando para sair das ruas e superando o abuso sexual que sofri durante a infância, entre outras coisas ruins.

É uma história longa que é usada para mostrar às pessoas que infelizmente todos enfrentamos adversidades, porém é possível sair de cada uma delas e recuperar a esperança na vida. Só depende de nós! Mas, durante minha jornada, vi que na maioria das vezes a falta de estrutura familiar contribui para isso e esta minha experiência já ajudou e ajuda milhares de famílias a transformarem suas vidas.

Nosso trabalho é conhecido na Região dos Lagos por proporcionar assistência social, cultural, espiritual, beneficente, filantrópica, sem cunho religioso, político ou partidário. Visamos o bem-estar, a promoção da igualdade racial e de gênero, além da emancipação das mulheres. Nós fomentamos a inclusão social, a efetividade dos direitos básicos, a cidadania e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município de Cabo Frio e cidades adjacentes, por meio do desenvolvimento de ações preventivas, repressivas e de resgate da autoestima.

Atividades

 
O Instituto Fome de Pão Sede Deus disponibiliza inúmeras atividades gratuitas.
Confira algumas que são desenvolvidas pela nossa equipe de voluntários

Atividades dirigidas e atribuídas ao profissional de Serviço Social na área de Ação Social / Plantão social

  • atendimentos assistenciais: casos imediatos e casos continuados;
  • entrevista inicial;
  • orientações diversas
  • encaminhamentos (internos e/ou externos);
  • encaminhamento a emprego;
  • segunda via de documentos;
  • socialização das informações;
  • providências;
  • apoio;
 

Demandas Para Programas e/ou Projetos

  • apresentação do programa para o usuário;
  • cadastramento;
  • definição da elegibilidade;
  • visita domiciliar com preenchimento da ficha social;
  • palestras;
  • orientações educativas e de prevenção;

Material Fornecido nos Programas

  • medicamentos;
  • cestas básicas;
  • enxoval de bebê em atendimento as gestantes, através de reuniões com profissional da área da saúde.
    • Enfermeira
    • Psicóloga e Psiquiatria
    • Assistente Social
    • Atendimento Jurídico, atendimento Dpvat

Oficinas

 
No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, são oferecidas diversas oficinas que favorecem o aprendizado na prática.

Equipe & Voluntários

 

Conheça alguns dos voluntários que ajudam a construir a história do instituto.

Elisangela Dias

Presidente
Eu, Elisangela Dias iniciei este trabalho social/voluntário em São Paulo no ano de 2000, atuando no antigo Presidio do Carandiru e Cracolândia no auxilio as famílias de presidiários e dependentes químicos, após desativar o Carandiru, atuamos nos Presídios Femininos Franco da Rocha, São Paulo e Santana.

Formação

Técnica em Drogadição ao uso indevido de drogas.
Instituição: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias – Paraná.

Narcóticos Anônimo – São Paulo.

Capelã

Instituição: Capelania Internacional Jethro Reconhecida Pela Constituição Dos Estados Unidos, afiliada á Cruz Vermelha Internacional.

3º Setor Inovação Social e Sustentabilidade, Logística reversa e sustentabilidade, Atendimento ao público com qualidade e padrões de excelência, Recrutamento de recursos humanos e seleção de talentos, Envelhecer no Brasil no século XXI – desafios e alternativas, Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. Instituição: Filantropia – Dialogo Social.

2010 – Fundação do Instituto Fome de Pão Sede de Deus que é uma organização sem fins lucrativos, devidamente inscritos no cadastro de pessoas jurídicas CNPJ 12.867.066/0001-62, com Inscrição Estadual e Certificado Digital de São Paulo desde 10/2010.

2011 - Premio Medalha Cinquentenário das Forcas de Paz do Brasil no dia 24 de Maio na ABFIP - Associação Brasileira das Forcas Internacionais de Paz da ONU. Título de Dama Comendadora pelo trabalho prestado com excelência às comunidades.

Trabalho realizado também em outros estados como Minas Gerais, Paraná, Curitiba, Foz do Iguaçu, Paraguai, Rio de Janeiro como mediadora de conflitos nos morros pacificados e também fora do país (Argentina).

Atualmente em Cabo Frio desde 2014, realizando trabalhos sociais como aplicação de flúor, orientação sobre DST/Drogas e Presidente da Comissão de Acessibilidade COMUD.

Trabalhando junto a comunidades terapêuticas, presídios, área da saúde, escolas em busca de transformar a vida de crianças, jovens e adolescentes na prevenção das drogas e na recuperação. Visando o auxílio e dedicação ao próximo, através de parcerias com empresas e entidades que se preocupam ou prestam qualquer tipo de assistência social.

Diego Dias

Vice Presidente
Casado com a presidente, Elisângela Dias

Formação

Professor / Capelão

Instituição: Capelania Internacional Jethro Reconhecida Pela Constituição Dos Estados Unidos, afiliada á Cruz Vermelha Internacional.

Rosinei Nunes

Advogada Voluntária

Formação

Bacharel em Direito – Instituto Viana junior
Juiz de Fora – MG – 1990

Serviço Social – Universidade Federal Fluminense
Niterói – RJ – 2010

Experiência Profissional

CIMI - Centro integrado Materno infantil
Cargo - Assistente social
Prefeitura Municipal de Araruama
Araruama Janeiro 2013 até hoje

CRAS - Centro de referencia da Assistência Social
Cargo – Assistente social
Prefeitura Municipal de Araruama
Araruama – 2011 a 2012.

SES - Secretaria Estadual de Saúde
Hospital Estadual Alberto Chabo- Araruama
Araruama – RJ – 2009 a 2010

SESI/SENAI – SISTEMA FIRJAN
Cargo - Coordenadora
Unidade Araruama
Araruama – 2001 a 2004

Bruno Evódio Santos

Professor Voluntário
32 anos – Casado

Formação

Professor de Educação Física – Cref. 025824-G/RJ.
Formado na Universidade Veiga de Almeida em Dezembro de 2007.

Área de Interesse e Atuação

  • Professor de Educação Física
  • Professor de Karatê.

Apoiadores

 

Nosso trabalho tem o apoio destas mãos solidárias.