Projeto Chegou a Minha Vez

Faça a diferença no mercado de trabalho
da Região dos Lagos!

Com o objetivo de capacitar e inserir no mercado de trabalho cerca de 220 profissionais em situação de vulnerabilidade social, o Instituto Fome de Pão Sede de Deus realizará, a partir do dia 20 deste mês, o projeto “Chegou a Minha Vez”. Nele serão oferecidos, às pessoas assistidas pelo Instituto, dez cursos inteiramente gratuitos com a intenção de capacitar e ampliar os conhecimentos e habilidades técnicas, além de desenvolver atitudes e comportamentos para o empreendedorismo. Os cursos serão:

Análise do mercado:

O setor de hotelaria representa uma das principais áreas que compõe o trade turístico, ou seja, é essencial para que seja possível a realização da atividade turística.

É possível verificar inúmeras diferenças entres os mais diversos tipos de empreendimentos hoteleiros, conforme suas características e o público alvo pretendido, porém alguns setores estarão presentes em todos os tipos de meios de hospedagem, independente de suas características. O setor de governança representa um destes setores considerados essenciais para o segmento hoteleiro.

A camareira representa um profissional de grande importância para os meios de hospedagem por lidar diretamente com o produto principal de um hotel, ou seja, a hospedagem. Este profissional é diretamente responsável pela a limpeza e arrumação das unidades habitacionais (quartos, apartamentos e suítes), além de contribuir com a segurança e bem estar do hóspede.

Esta função promove alto grau de empregabilidade, pois possibilita que este profissional possa atuar nos mais diversos empreendimentos hoteleiros, assim como nas mais diversas regiões do país.

Objetivo:

Formar profissionais com conhecimento técnico dos serviços de camareira podendo atuar nos mais diversos tipos de meios de hospedagem, conforme as diversas atividades inerentes ao cargo e atendendo aos mais altos níveis de exigência do mercado hoteleiro nacional.

Público Alvo:

Profissionais que exercem a atividade de camareira, profissionais que atuam nas mais diversas áreas de um empreendimento hoteleiro e/ ou pessoas interessadas em ingressar no mercado de turismo, em especial no segmento hoteleiro para atuar na área de governança.

Conteúdo Programático:

  1. Organograma do setor de governança.
  2. Responsabilidades do setor de governança
  3. Perfil da camareira.
  4. Importância, atribuições e responsabilidades da camareira
  5. Código de conduta da camareira.
  6. Procedimentos operacionais de limpeza, arrumação e manutenção das unidades habitacionais e áreas sociais.
  7. Atendimento ao cliente VIP.
  8. Normas de segurança.
  9. Requisição e controle de material de trabalho.
  10. Relacionamento com as demais áreas do hotel.

Metodologia

  • Aulas expositivas.
  • Brainstorming.
  • Estudos de caso.
  • Aulas práticas.

Professora:

  • Lucimere da Silva Thomaz.
    • Pós-graduada em Turismo Sustentável.
    • Graduada em Letras (Português – Inglês).
    • Há 28 anos atua como Gerente Geral do Hotel Malibu (Cabo Frio).
    • Vasta experiência na área comercial, vendas, reservas, recepção e eventos de empresa hoteleira.
    • Foi professora do curso de Graduação em Turismo da Universidade Estácio de Sá (Cabo Frio).
    • Atuou como professora dos cursos de formação em camareira e governança hoteleira pelo SENAC (Cabo Frio).
    • Desempenhou a função de professora dos cursos de formação técnica em recepção e camareira do Instituto Premier (Cabo Frio).
    • Possui experiência em empresa operadora de turismo.

Análise do mercado:

O acesso ao ambiente virtual é agora, mais do que nunca evidente em todo o mundo e de suma importância para as empresas, independente das suas características e segmento de mercado. O e-commerce cresceu cerce de 300% nos últimos anos e esse crescimento irá persistir para os próximos anos.

Na atualidade o e-commerce/ marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade, ou melhor, uma ferramenta essencial para potencializar a competitividade das empresas. Neste sentido compreender como transformar sua empresa em um negócio global, potencializar suas vendas, reduzir os custos, personalizar o atendimento ao cliente, fidelizar seu público alvo e promover uma experiência de compra diferenciada no ambiente virtual torna-se indispensável para que as empresas possam promover o crescimento e desenvolvimento dos seus negócios.

Objetivos:

  • Capacitar o aluno para que ele possa compreender as transformações geradas pelo e-commerce/ marketing digital em um cenário caracterizado pela competitividade cada vez mais acirrada entre as empresas.
  • Apresentar a utilização apropriada das mídias digitais na promoção de vantagens competitivas para a evolução do seu negócio.
  • Esclarecer o comportamento do cliente no ambiente virtual.
  • Introduzir as estratégias aplicadas nas mídias sociais.
  • Instrumentalizar o aluno para que ele possa definir métricas para mensurar o resultado das campanhas e estratégias do marketing digital no seu negócio.

Público alvo:

Pessoas que tenham cursado o ensino médio, estudante universitário (independente da área) e empresários (independentes do segmento de atuação) que buscam compreender e/ ou aprofundar suas competências em estratégias digitais.

Conteúdo do curso:

  • Princípios do marketing digital e do e-commerce.
  • Desafios do marketing digital no cenário atual.
  • O valor do marketing digital e do e-commerce no planejamento estratégico da empresa.
  • Integração do marketing digital com as ações do marketing tradicional.
  • Construção de uma marca de sucesso no ambiente virtual (World Wide Web).
  • Otimização de mecanismos de pesquisa e rastreamento dos resultados das campanhas na Web.

Metodologia

  • Aulas expositivas.
  • Debates
  • Brainstorming.
  • Estudos de caso.

Professor:

  • André Evangelista valverde.
    • Atua há 10 anos no ensino a distância e há 5 anos como prestador de serviços operacionais e consultoria em EAD e e-commerce e marketing digital.
    • Supervisor de equipes, assistente de e-commerce e marketing digital COAD Educação.
    • Supervisor de equipes, assistente de e-commerce e marketing digital Curso Pra Passar.
    • Editor de vídeos, supervisor de equipes, assistente de e-commerce e marketing digital Curso Fraga.

Ementa:

As empresas em geral representam um dos pilares para a economia e mercado de trabalho no país, porém como qualquer negócio é fundamental investir na gestão financeira com forma de gerenciar o capital financeiro investido na empresa.

As pessoas das mais diversas formações e experiências profissionais ingressam neste curso para aprimorar as competências de gestão por meio de uma visão econômica financeira, as capacitando para tomadas de decisões de curto, médio e longo prazo.

Uma gestão financeira eficaz possibilitará potencializar os resultados financeiros da empresa por intermédio de controle, análise e planejamento das movimentações financeiras, conforme o tipo e o tamanho da empresa.

Objetivos:

  • Compreender as técnicas de formação de preço e de orçamento.
  • Instrumentalizar os alunos para atuar como Controller.
  • Preparar o aluno para a elaboração e controle do sistema de custos.
  • Desenvolver habilidades e competências para que o aluno possa compreender e utilizar a gestão financeira e orçamentária para fundamentar a tomada de decisão.

Público Alvo:

  • Todas as pessoas que atuam na gestão empresarial
  • Empresários dos mais variados segmentos
  • Público em geral que tenha interesse em ingressar ou se especializar no mercado em cargos de gestão.
  • Alunos de nível técnico e universitário em áreas relacionadas à administração e ao turismo.

Conteúdo Programático:

  • Fundamentos contábeis e financeiros
  • Planejamento estratégico e controladoria.
  • Elaboração e acompanhamento de budget
  • Ponto de equilíbrio
  • Orçamento
  • Formação de preços
  • Índices operacionais
  • Resultado Contábil x Financeiro x Econômico
  • Análise de Balanço e Resultados

Metodologia

  • Aula teórica
  • Aula prática
  • Estudo de casos

Responsáveis técnicos do curso

  • Polianna Fonseca
    • Doutorando em Direito Empresarial.
    • Mestre em Economia e Gestão Empresrial
    • Pós-graduada em Gestão Empresarial e Análise Fiscal.
    • Graduada em Ciências Contábeis.
    • Graduada em Administração com ênfase em marketing.
    • Experiência nos mais variados segmentos empresariais.
    • Consultoria para empreendimentos e empresas em geral.
    • Professora universitária, de graduação e pós-graduação do curso de Administração, ciências contábeis, gestão de recursos humanos, engenharia de produção e direito.

Ementa:

O assistente administrativo dentro de uma empresa pode atuar no departamento pessoal, no setor de compras, na área de manutenção, financeiro, patrimonial. A função está em alta e atrai muitas pessoas com perspectiva de crescimento no mercado.

A área administrativa faz girar a informação dentro da empresa, ela faz a ponte entra a estratégia e a operação.

Objetivos:

  • Compreender as técnicas administrativas.
  • Instrumentalizar os alunos para atuar como auxiliar administrativo.
  • Preparar o aluno para o primeiro emprego ou aprimoramento no mercado.
  • Desenvolver habilidades e competências para que o aluno possa compreender e utilizar as técnicas administrativas.

Público Alvo:

  • Todas as pessoas que atuam em atividades empresariais;
  • Empresários
  • Público em geral que tenha interesse em ingressar ou se especializar no mercado em cargos de gestão.
  • Alunos de nível técnico e universitário em áreas relacionadas à administração e ao turismo.

Conteúdo Programático:

  • Apresentação do Curso Aux. Adm
  • Principais setores de uma empresa
  • A importância da Ética Profissional
  • A importância da Função do Aux.Adm
  • Qualidade de vida no Trabalho
  • Ambiente de Trabalho
  • Oportunidade de Crescimento Profissional
  • Relações Humanas no Trabalho
  • Comunicação de Sucesso
  • Higiene e Segurança no Trabalho
  • Aplicação da Ferramenta 5S
  • Mercado de Trabalho e Oportunidades
  • Rotinas Administrativas
  • Serviços de Recepção
  • Serviços Bancários
  • Controle de Fluxo de Caixa
  • Principais documentos utilizados em uma empresa Parte 1
  • Principais documentos utilizados em uma empresa Parte 2
  • Empregabilidade
  • Dica de Entrevista de Emprego
  • Windows 10
  • Noções do Microsoft Word
  • Noções do Excel Básico 
  • Noções do Power Point

Metodologia

  • Aula teórica
  • Aula prática
  • Estudo de casos
  • Simulação em sistema operacional

Responsáveis técnicos do curso

  • Polianna Fonseca
    • Doutorando em Direito Empresarial.
    • Mestre em Economia e Gestão Empresrial
    • Pós-graduada em Gestão Empresarial e Análise Fiscal.
    • Graduada em Ciências Contábeis.
    • Graduada em Administração com ênfase em marketing.
    • Experiência nos mais variados segmentos empresariais.
    • Consultoria para empreendimentos e empresas em geral.
    • Professora universitária, de graduação e pós-graduação do curso de Administração, ciências contábeis, gestão de recursos humanos, engenharia de produção e direito.

Análise do mercado:

Hoje, mais do que nunca, a forma como você trata seus clientes irá determinar a continuidade e sucesso de sua empresa. O cenário atual se caracteriza por uma concorrência cada vez mais acirrada, onde aquisição de equipamentos e tecnologia não mais garante um diferencial que mantenha a longo prazo.

Na atualidade os clientes desejam mais que um produto adequado às suas necessidades a um preço acessível. As pessoas exigem uma experiência de valor realizadas por pessoas de alta performance, desta forma a busca pela excelência no atendimento torna-se vital para agregar valor ao produto/ serviço, a fim de se destacar da concorrência, fidelizar seu cliente, multiplicar negócios e garantir o sucesso e crescimento do seu negócio.

Objetivos:

  • Desenvolver as competências que possibilitem identificar o perfil do cliente e promover um diferencial no atendimento.
  • Reconhecer os fatores de influência e desenvolver ações para gerar a personalização do atendimento junto ao cliente.
  • Desenvolver técnicas de vendas no atendimento ao cliente.
  • Aprimorar o nível de atendimento ao cliente de forma a agregar valor ao produto e/ ou serviço.
  • Instrumentalizar o aluno a desenvolver ações aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Público Alvo:

Todas as pessoas que tenham cursado o ensino médio, alunos universitários das mais diversas áreas e profissionais (nível estratégico, tático e operacional) que desejem aprimorar suas práticas de atendimento ao cliente com foco na superação das expectativas do seu público alvo.

Conteúdo Programático:

  • A importância dos serviços na atualidade.
  • Perfil do profissional de serviços da atualidade e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para superar as expectativas do cliente.
  • Momentos de verdade no atendimento ao cliente & a visão sistêmica do negócio.
  • Fatores motivacionais do consumidor e seu reflexo na prestação do atendimento ao cliente.
  • Gerenciando da relação preço x valor na prestação de serviço.
  • Gestão de vendas x gestão de relacionamentos.
  • Análise intrapessoal para o desenvolvimento do profissional de sucesso.

Metodologia

  • Aulas expositivas.
  • Debates
  • Brainstorming.
  • Estudos de caso.
  • Trabalho em equipe.

Professor:

  • Alexandre Fernandez
    • Doutorando em Gestão Pela Universidade Lusíada Lisboa.
    • Mestre em Desenvolvimento Local – Turismo como Ferramenta Estratégica de Desenvolvimento Local.
    • Pós-graduado em Gestão Empresarial em Turismo e Hotelaria.
    • Graduado em Turismo.
    • Graduado em Hotelaria.
    • Graduado em gestão de Recursos Humanos.
    • Cursos de aperfeiçoamento realizados na École Hôtelière de Lausanne (Suíça).
    • Formação em Life, Personal & Professional e Career Coaching
    • Atua em consultoria para empreendimentos hoteleiros, shoppings centers, hotelaria hospitalar e restaurantes. Áreas de atuação: Qualidade no atendimento, liderança, mapeamento de processos, elaboração de manuais de procedimentos operacionais, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
    • Professor universitário, há 19 anos, nos cursos de graduação e pós-graduação em Turismo, Hotelaria, Gestão de Recursos Humanos e Administração.
    • Experiência em hotel de cadeia internacional.

Análise do mercado:

O turismo diferente de diversos setores da economia possui uma particularidade, ou seja, o cliente se desloca ao local para usufruir do produto/ serviço, desta forma a formação em irá potencializar as ações de interação do hóspede junto ao local onde está hospedado e junto à comunidade.

O curso irá formar profissionais capazes de atuar na recepção dos mais diversos tipos de empreendimentos hoteleiros, seja na realização dos procedimentos operacionais inerentes ao setor de recepção, no apoio à satisfação das necessidades do hóspede ou até mesmo na otimização dos serviços oferecidos pelo empreendimento hoteleiro.

Em nossas aulas o aluno irá compreender a rotina de trabalho do setor de recepção, bem como as relações entre o hotel, o turista e a comunidade. Teremos a possibilidade de elaborar um leque de opções a serem oferecias ao turista baseado na realidade do local.

Objetivos:

  • Desenvolver as competências que possibilitem a inserção dos alunos no departamento de hospedagem de um empreendimento hoteleiro.
  • Auxiliar os alunos no reconhecimento de sua área de atuação, dentro do departamento de hospedagem, de acordo com as especificidades dos setores e o perfil do aluno.
  • Auxiliar no processo de evolução dos profissionais que já atuam no departamento de hospedagem.

Público Alvo:

Todas as pessoas que tenham cursado o ensino médio, profissionais do mercado turístico, tais como: recepcionistas, guias de turismo, empresários e profissionais que atuam indiretamente com o turismo, assim como pessoas que tenham interesse em ingressar no turismo/ hotelaria.

Conteúdo Programático:

  • A importância do turismo como ferramenta de desenvolvimento local.
  • Os meios de hospedagem e sua importância no trade turístico.
  • Organograma e os fatores de influência dos empreendimentos hoteleiros.
  • Perfil do profissional de sucesso da “indústria da hospitalidade.
  • Procedimentos operacionais relacionados ao trabalho do recepcionista:
    • Telefonia
    • Portaria social.
    • Recepção.
    • Serviço V.I.P.
    • Governança.
    • Visão sistêmica da recepção com os demais setores do hotel.

Metodologia

  • Aulas expositivas.
  • Debates
  • Brainstorming.
  • Estudos de caso.
  • Trabalho em equipe.

Professor:

  • Alexandre Fernandez
    • Doutorando em Gestão Pela Universidade Lusíada Lisboa.
    • Mestre em Desenvolvimento Local – Turismo como Ferramenta Estratégica de Desenvolvimento Local.
    • Pós-graduado em Gestão Empresarial em Turismo e Hotelaria.
    • Graduado em Turismo.
    • Graduado em Hotelaria.
    • Graduado em gestão de Recursos Humanos.
    • Professor universitário, há 19 anos, nos cursos de graduação e pós-graduação em Turismo, Hotelaria, Gestão de Recursos Humanos e Administração.
    • Experiência em hotelaria em hotel de cadeia internacional e rede hoteleria nacional.
    • Consultoria para empreendimentos hoteleiros, shoppings centers e restaurantes.

Análise do mercado:

A área de Recursos Humanos se reveste de grande importância no ramo empresarial por uma razão simples, ela é o coração da empresa, que sustenta a empresa para que as pessoas estejam sempre motivadas, bem treinadas e bem alinhadas com os objetivos da empresa. Um gestor tem muitas funções importantes na organização que dão resultados depois de um tempo de adaptação, um exemplo é inovação, um exemplo de inovação pode ser do uso de uma nova metodologia de recrutamento, que precisa de uma grande mudança de comportamento.

A Gestão de pessoas auxilia os setores da empresa a se comunicar melhor com os colaboradores pois ouve as necessidades, expectativas, reclamações, elogios e etc.

Objetivos:

  • Demonstrar a importância dos Recursos Humanos para as empresas.
  • Apresentar com exemplos as melhores técnicas de Gestão de Pessoas
  • Destacar de forma especial os aspectos de liderança que melhoram a performance da equipe.

Público Alvo:

Profissionais que exercem cargos de gestão, empresários em geral, e profissionais com formação superior e que tenham interesse em atuar futuramente em posição de liderança no mercado.

Conteúdo Programático:

  1. O desafio da gestão de pessoas.
  2. A visão de relações humanas da organização.
  3. Técnicas de Entrevista para a seleção.
  4. Processo de Treinamento e Desenvolvimento.
  5. Gestão de Desempenho.
  6. Como liderar com sucesso.
  7. Aspectos comportamentais do gestor

Metodologia

  • Aula teórica
  • Aula prática
  • Estudo de casos

Responsáveis técnicos do curso

  • Polianna Fonseca
    • Doutorando em Direito Empresarial.
    • Mestre em Economia e Gestão Empresrial
    • Pós-graduada em Gestão Empresarial e Análise Fiscal.
    • Graduada em Ciências Contábeis.
    • Graduada em Administração com ênfase em marketing.
    • Experiência nos mais variados segmentos empresariais.
    • Consultoria para empreendimentos e empresas em geral.
    • Professora universitária, de graduação e pós-graduação do curso de Administração, ciências contábeis, gestão de recursos humanos, engenharia de produção e direito.

A metodologia do projeto está baseada nos princípios político-pedagógicos previstos nas Resoluções e Orientações do Ministério do Trabalho que preconiza a universalização do direito dos trabalhadores à qualificação com o intuito de contribuir para a sua formação integral (intelectual, técnica, cultural e cidadã), incluindo em cada curso conceitos de saúde e segurança do trabalho, diversidade (ensinando os alunos a acolher a diversidade de ideias e comportamentos e a aceitar feedbacks – retornos avaliativos), trabalho decente e desenvolvimento sustentável.


A iniciativa oferece aos alunos e alunas a possibilidade de conseguir um emprego, garantindo renda e sustento para suas famílias, transformando não somente a vida de quem realiza o curso, mas de toda sociedade.

Projeto Chegou a Minha Vez

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Sexo:
MasculinoFeminino

Estado Civil:
SolteiroCasadoDivorciadoViúvo





Projeto custeado com destinação do Ministério Público do Trabalho de valores pagos por empresa que descumpriu normas trabalhistas
Inquérito Civil nº 000444.2014.01.003-8.

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Apoio

Entidades Parceiras