Quem Somos?

Quem Somos

O Instituto Fome de Pão Sede de Deus vem para fazer a diferença e destina-se a todas as pessoas, sem qualquer tipo de distinção, auxiliando no resgate da cidadania daqueles a quem a sociedade rejeita.

O Instituto Fome de Pão Sede de Deus é uma organização sem fins lucrativos, devidamente inscrita no cadastro de pessoas jurídicas CNPJ 12.867.066/0001-62, São Paulo desde 10/2010 e com CNPJ 31.986.857/0001-56, Cabo Frio 09/11/2018 localizado na Rua do Pomar, 7ª – Jacaré – Cabo Frio - Rj.

Apesar do nome da instituição remeter a religiosidade queremos esclarecer que não somos igreja. O Projeto Fome de Pão Sede de Deus nasceu através da palavra que eu, Elisângela Dias, ouvi quando me encontrava em situação de rua e a inspiração para o nome do projeto vem da passagem bíblica em João 6.35. Foi através desta passagem que procurei me manter viva, quando passei por uma experiência de quase morte estando grávida, lutando para sair das ruas e superando o abuso sexual que sofri durante a infância, entre outras coisas ruins.

É uma história longa que é usada para mostrar às pessoas que infelizmente todos enfrentamos adversidades, porém é possível sair de cada uma delas e recuperar a esperança na vida. Só depende de nós! Mas, durante minha jornada, vi que na maioria das vezes a falta de estrutura familiar contribui para isso e esta minha experiência já ajudou e ajuda milhares de famílias a transformarem suas vidas.

Nosso trabalho é conhecido na Região dos Lagos por proporcionar assistência social, cultural, espiritual, beneficente, filantrópica, sem cunho religioso, político ou partidário. Visamos o bem-estar, a promoção da igualdade racial e de gênero, além da emancipação das mulheres. Nós fomentamos a inclusão social, a efetividade dos direitos básicos, a cidadania e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município de Cabo Frio e cidades adjacentes, por meio do desenvolvimento de ações preventivas, repressivas e de resgate da autoestima.

Equipe & Voluntários

 

Conheça alguns dos voluntários que ajudam a construir a história do instituto.

Elisangela Dias

Presidente
Eu, Elisangela Dias iniciei este trabalho social/voluntário em São Paulo no ano de 2000, atuando no antigo Presidio do Carandiru e Cracolândia no auxilio as famílias de presidiários e dependentes químicos, após desativar o Carandiru, atuamos nos Presídios Femininos Franco da Rocha, São Paulo e Santana.

Formação

Técnica em Drogadição ao uso indevido de drogas.
Instituição: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias – Paraná.

Narcóticos Anônimo – São Paulo.

Capelã

Instituição: Capelania Internacional Jethro Reconhecida Pela Constituição Dos Estados Unidos, afiliada á Cruz Vermelha Internacional.

3º Setor Inovação Social e Sustentabilidade, Logística reversa e sustentabilidade, Atendimento ao público com qualidade e padrões de excelência, Recrutamento de recursos humanos e seleção de talentos, Envelhecer no Brasil no século XXI – desafios e alternativas, Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. Instituição: Filantropia – Dialogo Social.

2010 – Fundação do Instituto Fome de Pão Sede de Deus que é uma organização sem fins lucrativos, devidamente inscritos no cadastro de pessoas jurídicas CNPJ 12.867.066/0001-62, com Inscrição Estadual e Certificado Digital de São Paulo desde 10/2010.

2011 - Premio Medalha Cinquentenário das Forcas de Paz do Brasil no dia 24 de Maio na ABFIP - Associação Brasileira das Forcas Internacionais de Paz da ONU. Título de Dama Comendadora pelo trabalho prestado com excelência às comunidades.

Trabalho realizado também em outros estados como Minas Gerais, Paraná, Curitiba, Foz do Iguaçu, Paraguai, Rio de Janeiro como mediadora de conflitos nos morros pacificados e também fora do país (Argentina).

Atualmente em Cabo Frio desde 2014, realizando trabalhos sociais como aplicação de flúor, orientação sobre DST/Drogas e Presidente da Comissão de Acessibilidade COMUD.

Trabalhando junto a comunidades terapêuticas, presídios, área da saúde, escolas em busca de transformar a vida de crianças, jovens e adolescentes na prevenção das drogas e na recuperação. Visando o auxílio e dedicação ao próximo, através de parcerias com empresas e entidades que se preocupam ou prestam qualquer tipo de assistência social.

Diego Dias

Vice Presidente
Casado com a presidente, Elisângela Dias

Formação

Professor / Capelão

Instituição: Capelania Internacional Jethro Reconhecida Pela Constituição Dos Estados Unidos, afiliada á Cruz Vermelha Internacional.

Rosinei Nunes

Advogada Voluntária

Formação

Bacharel em Direito – Instituto Viana junior
Juiz de Fora – MG – 1990

Serviço Social – Universidade Federal Fluminense
Niterói – RJ – 2010

Experiência Profissional

CIMI - Centro integrado Materno infantil
Cargo - Assistente social
Prefeitura Municipal de Araruama
Araruama Janeiro 2013 até hoje

CRAS - Centro de referencia da Assistência Social
Cargo – Assistente social
Prefeitura Municipal de Araruama
Araruama – 2011 a 2012.

SES - Secretaria Estadual de Saúde
Hospital Estadual Alberto Chabo- Araruama
Araruama – RJ – 2009 a 2010

SESI/SENAI – SISTEMA FIRJAN
Cargo - Coordenadora
Unidade Araruama
Araruama – 2001 a 2004

Luciane Fernandes de Carvalho

Contadora Voluntária

Formação

Luciane Fernandes de Carvalho é formada em Técnica em Contabilidade e empresária contábil na empresa Lumar Contabilidade desde 1993.

Diretora da APCCAA Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, atualmente delegada do CRC Cabo Frio, Buzios e Arraial do Cabo e é Bacharel em Direito.

LUMAR CONTABILIDADE LTDA.
Registro: RJ-007684/O
Endereço: RUA PRUDENTE DE MORAES, 91 – SÃO CRISTÓVÃO – CABO FRIO
(22) 2643-8653

Sergio Constantino

Conselheiro Fiscal do Instituto Fome de Pão Sede de Deus

Formação

Diplomata Civil Capelão Internacional parceira da Cruz Vermelha Internacional - Jethro International, Conselheiro Fiscal do Instituto Fome de Pão Sede de Deus.

Coach Formado pela Abracoaching que é certificada pelo IAC, tendo passado pela avaliação de uma equipe internacional de treinadores responsáveis pela produção de normas e medidas claras para o que constitui o maior nível de coaching. Metodologia de desenvolvimento pessoal que tem por objetivo ajudar a melhorar a performance de um indivíduo grupo, empresa, aumentando significativamente os resultados positivos, também conhecido como metodologia o coaching utiliza-se de ferramentas e técnicas validadas e comprovadas.

Cerimonialista e Celebrante , 15 anos atuando na área de eventos sociais e corporativos, com mais de 500 eventos realizados até agora, entre eles: Casamentos, aniversários, formaturas, bodas, lançamentos empresariais, palestras, Workshop, feiras e eventos públicos.

Lorena Serpa de Souza Ribeiro

Pedagoga Voluntária
Sou apaixonada em desenvolver o potencial das pessoas. Apreciadora do que há de melhor na cultura e amante da escrita tendo por característica, provocar indagações e pontes para o raciocínio crítico reflexivo.

Formação

38 anos, solteira, nascida e criada na cidade de Cabo Frio. Pedagoga, com Licenciatura plena, graduada no ano de 2007, pela Universidade Estácio de Sá.

Pós-Graduada em MBA Gestão Empresarial, no ano de 2014, também pela Universidade Estácio de Sá.

Curso técnico de Tutor de Tecnologias da Informação e Comunicação pela Faculdade Federal de Viçosa – MG em 2018 e atualmente estudando Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica pela faculdade Faveni.

Há 18 anos atua na área empresarial, especificamente há 11 anos atuando como gestora empresarial, junto ao desenvolvimento humano e estratégico. Planejamento Estratégico; Recrutamento e Seleção; Condução de Processos de Vendas e Excelência no Atendimento ao Público; Gestão de Negócios; Assessoria e Consultoria; Desenvolvimento de projetos; Coordenação e Gestão de Feiras de grande e pequeno porte, congressos e demais eventos.

Palestrante e oradora nas áreas das ciências humanas, marketing corporativo, processos administrativos, saúde da empresa. Direcionamento estratégico; Visão sistêmica e analítica; Liderança;

Há 13 anos trabalha com o desenvolvimento de projetos sociais visando o desenvolvimento humano e pessoal. Já lecionou nas séries iniciais por um período de 4 anos e com o EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Juntamente com um grupo de amigas desenvolve um trabalho de apoio às mulheres, através de palestras e orientações sobre auto estima, saúde da mulher, empreendedorismos e demais necessidades dentro da área.

“Ninguém sabe tanto que não tenha algo a aprender, como ninguém não saiba nada que não tenha algo a ensinar”
A cada dia aprendendo algo novo.

Palô - Expandindo Potencialidades
paloassessoria@gmail.com
(22) 99263-4357

Felipe Carvalho

Advogado Voluntário

Formação

Membro do Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção Nova Iguaçu. Trabalha no Centro dos Direitos Humanos de Nova Iguaçu, instituição gestora do PPDDH do Rio de Janeiro como Coordenador Geral do PEPDDH RJ, que hoje através do PPDDH atende 45 Defensores de Direitos Humanos em todo o estado do Rio de Janeiro.

Pâmela Azevedo

Neuropsicopedagoga Clínica/ Arteterapeuta
Autora do livro O menino que era amigo do vento
Mãe atípica

Formação

  • Transtorno do espectro autista
  • Transtornos de atenção/hiperatividade
  • Educação Inclusiva
  • Arteterapia
  • Experiência em mediação escolar e N.E.E
  • Flexibilização curricular e P.E.I
  • Transtornos específicos da aprendizagem
  • Neuropsicologia
  • Psicopedagogia Clínica e Institucional
  • Pedagogia
  • Avaliação Neuropsicopedagógica
  • Neurociências aplicadas à aprendizagem
  • Libras/ educação da pessoa com deficiência auditiva
  • Comunicação alternativa
  • Ext. de nível superior em TEA
  • Ext. de nível superior em TDAH
  • Def. auditiva/ visual.
  • Psicologia da aprendizagem
  • Neuromarketing

Palô - Expandindo Potencialidades
paloassessoria@gmail.com
(22) 99263-4357

Jaqueline Nascimento

Professora de Inglês

Apresentação

Sou Jaqueline Nascimento e a minha paixão pelo inglês começou bem cedo. Comecei a estudar o idioma e já tinha certeza que queria trabalhar com a língua inglesa. Foi então que no 4º semestre da faculdade, surgiu uma oportunidade para trabalhar em uma escola, como auxiliar de classe. Foi um momento muito importante na minha vida, pois além de aprender muitas coisas, consegui viver a realidade da Educação Infantil, e principalmente como a língua inglesa era trabalhada nessas séries iniciais.

Um ano depois me tornei professora nessa mesma escola, foi então que eu tive a oportunidade de pôr em prática tudo aquilo que eu tinha aprendido.
‘’Tell me and I forget, teach me and I may remember, envolve me and I learn.’’ (Diga-me e eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei).
Benjamin Franklin

Formação

  • Graduada em Letras - Português e Inglês, pela Universidade Metropolitana de Santos. (2015)
  • Inglês para Turismo, pela IFRJ/IFF ( 2011)
  • Curso de Idioma, FAETEC, (2006)

Experiência Profissional

  • Atuação na área turística como promotora de vendas de passeios náuticos e mergulhos e recepcionista em hotéis e pousada.
  • Atuação na Educação como professora bilíngue e treinamentos para docentes de escola bilíngue.
    (De 2013 até o presente momento).

Polianna Rodrigues Fonseca

Contadora
Currículo Lattes
Linkedin

Formação

Doutoranda em Direito Econômico e Empresarial, mestre em Economia e Gestão Empresarial, Pós-graduada em Análise Fiscal e Graduada em Ciências Contábeis e em Administração com ênfase em Marketing. Registrada nos Conselhos de Contabilidade e Administração (CRC e CRA ativos). Professora universitária na graduação e pós graduação de Ciências Contábeis, Administração e Economia. Sólida experiência em supervisão de equipes e responsável pelas áreas Contábil, Controladoria, Recursos Humanos, Financeiro e Fiscal. Criação e apresentação de relatórios a Direção. Habilidade em Gestão de Pessoas e forte orientação para o pensamento estratégico e visão de Negócio, adquiridos por exposição e participação direta em tomadas de decisões, complementadas por formação acadêmica. Visão sistemática e estratégica, habilidade em negociar, disciplina, bom relacionamento interpessoal e capacidade de trabalhar sob pressão, priorizando metas e resultados.

Breve histórico mercadológico

  • Consultora na JCA Contadores (ATUAL)
  • Gerente Contábil e Financeiro na Auto Viação Salineira e Grupo
  • Coordenadora de DP e Controladoria no Raiz Educação S.A.
  • Consultora e Analista Sênior na Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A
  • Coordenadora Fiscal na Masan Serviços Especializados
  • Gerente de Controladoria na Solutec Brasil – COMPERJ
  • Coordenadora Administrativa (Contábil e Fiscal) no Estaleiro Brasa
  • Analista Contábil na Delta Construção Civil S.A.
  • Analista de DP na Domínio Assessores Ltda
  • Estagiária e Assistente na Oriente Construção Civil LTDA

Breve histórico mercadológico acadêmico

  • Docente na graduação na Universidade Salgado de Oliveira (Campus: São Gonçalo)
  • Docente na graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá (Campus: Niterói e Alcantara)
  • Docente na graduação e pós-graduação no Centro Universitário Anhanguera de Niterói
  • Monitora na Universidade Cândido Mendes – Campus Rio de Janeiro

Seja um Voluntário

O que é voluntariado?

Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Em estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário (descritos com maiores detalhes a seguir), descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Fonte: "Trabalho Voluntário" - Mónica Corullón

 





 

Apoiadores

 

Nosso trabalho tem o apoio destas mãos solidárias.